Pets e plantas: dicas para garantir a segurança e a harmonia em casa

9 de fevereiro de 2024 | Por cemara

Ter um lar cheio de vida com plantas e animais de estimação é o sonho de muita gente, mas a convivência entre os dois grupos pode se tornar um desafio.

Isso acontece porque muitas plantas são tóxicas e podem representar perigo para os animais que, por sua vez, também podem acabar danificando as plantinhas ao interagir com elas, movidos pela curiosidade.

Mas não é preciso se preocupar mais, pois no blog da Cemara de hoje vamos te ajudar a criar um ambiente mais seguro e agradável para todos os habitantes da casa!

Fique atento à escolha das plantas

Algumas plantas podem representar riscos sérios para a saúde dos animais, causando desde irritações até problemas cardíacos e respiratórios. Este é o caso da Comigo-ninguém-pode, que carrega o alerta em seu nome e pode levar à morte em casos extremos.

Algumas plantinhas aparentemente inofensivas também podem ser perigosas, esse é o caso de flores como Lírio, Lírio-da-paz, Copo-de-leite, Azaleia, Violeta, Tulipa e Hortênsia.

Outras espécies não recomendadas são: a Avenca, o Antúrio, a Coroa-de-Cristo, o Bico-de-papagaio, a Espirradeira, a Espada-de-São-Jorge, o Fumo-bravo, o Tomate verde, a Mamona, a Rosa do Deserto, o Sagu-de-jardim, o Manacá-de-jardim, a Jiboia e a Costela-de-Adão.

É importante estar atento, pois a maioria delas é bastante comum nos lares brasileiros, mas devem ser cultivadas fora do alcance dos pets.

Afinal quais espécies são seguras?

Há uma infinidade de plantas não tóxicas para decorar e encher sua casa de vida. Destacamos aqui a Bromélia, a Orquídea, a Camomila, o Capim-limão, o Alecrim, a Lavanda, o Girassol, o Tomilho, o Bambu, a Hortelã, a Manjerona e a Suculenta zebra.

Além de não apresentar riscos, várias delas possuem utilidade culinária, o que é mais um ponto positivo.

Outra opção é cultivar aquelas espécies que têm os pets como público-alvo, como a Erva-dos-gatos que faz sucesso com os felinos, ajudando a reduzir o estresse desses animais e deixá-los mais felizes.

Mais algumas dicas importantes!

Além de estar ciente se suas plantas podem ser prejudiciais ou não aos seus animais de estimação, é preciso considerar o temperamento deles e se eles podem interferir no seu cultivo.

Caso queira evitar a interação dos pets com as plantas, procure escolher locais onde o acesso dos animais é limitado. Suspender seus vasos em cestos ou macramês é uma ótima maneira de mantê-los fora do alcance de animais curiosos.

Lembre-se de recolher fezes e manter a terra do vaso limpa para evitar contaminação e doenças. Você também pode utilizar telas ou pedras decorativas para cobrir a terra do vaso e desestimular o pet a cavar.

Importante: se seu objetivo for cultivar plantas para consumo, sua atenção e criação de barreiras devem ser redobradas.

O habitat ideal para toda a família!

Os terrenos da Cemara oferecem uma oportunidade única para construir o ambiente ideal para sua família, incluindo pets e plantinhas queridas.

Conte com espaços amplos em bairros planejados para garantir não apenas um lar, mas um ambiente que promova saúde e felicidade para todos os membros da sua família.

Conheça nossos loteamentos abertos e fechados entrando em contato conosco hoje mesmo!

Compartilhe essa publicação com quem compartilha com você o amor por pets e plantas!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara