5 mulheres importantes para a arquitetura e construção civil

5 de março de 2024 | Por cemara

Neste Mês da Mulher, queremos homenagear todas as mulheres, com destaque especial àquelas que marcaram e continuam marcando a história da arquitetura e da construção civil com sua genialidade, visão e determinação.

Confira em nosso blog 5 mulheres que desafiaram estereótipos, ultrapassaram barreiras e deixaram um legado que inspira gerações.

Emily Warren Roebling

Emily Warren Roebling foi autodidata e uma verdadeira pioneira na construção civil.

Quando seu marido, o engenheiro Washington Roebling, adoeceu, Emily assumiu o comando da construção da famosa Ponte do Brooklyn, em Nova York, tornando-se uma líder excepcional e mostrando ao mundo sua inteligência e capacidade de liderança.

Zaha Hadid

Essa arquiteta visionária revolucionou a arquitetura contemporânea com seus projetos inovadores e ousados. Ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, que homenageia o trabalho de arquitetos vivos, e deixou um legado impressionante em todo o mundo.

Entre suas obras, destacam-se o Centro Aquático de Londres, no Reino Unido;  a Ópera de Guangzhou, na China, e o Museu MAXXI em Roma, na Itália.

Kazuyo Sejima

Sejima é uma renomada arquiteta japonesa conhecida por seus projetos arrojados e contemporâneos. Ela foi agraciada com o Prêmio Pritzker em reconhecimento à sua contribuição para a arquitetura mundial e destacam-se entre seus projetos o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI em Kanazawa, Japão, e o New Museum of Contemporary Art em Nova York, EUA.

Lina Bo Bardi

A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi deixou uma marca grandiosa na paisagem urbana de São Paulo. Seu projeto mais famoso é o edifício do MASP, que se consagrou como um ícone da arquitetura modernista brasileira.

Enedina Alves Marques

A primeira mulher negra a se tornar engenheira no Brasil.

A contribuição de Marques para a construção civil foi marcada por um projeto ousado: a Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, uma das maiores centrais hidrelétricas subterrâneas do Sul do país.

Ela também atuou em projetos como o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba (CEU).

Elas construíram o próprio futuro! Construa o seu também

Estas mulheres são exemplos inspiradores de determinação, talento e visão, e seu legado continua a influenciar e motivar profissionais da arquitetura e construção civil em todo o mundo.

Aqui na Cemara, celebramos a diversidade e reconhecemos a importância das mulheres em todas as áreas, inclusive no desenvolvimento de nossos loteamentos.

Clique e conheça nossos lançamentos de bairros abertos e condomínios fechados!

Compartilhe este post com uma amiga e comemore o mês da mulher conosco!

Certificados e Prêmios



Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara
Realizações Cemara