O que é feito de forma natural, no dia a dia, passa despercebido aos olhos. Do apertar o interruptor ao acender das luzes, um longo caminho é percorrido. Muitas vezes, não damos valor, mas basta ficar um minuto sem eletricidade que percebemos como somos dependentes dela. Por isso, a instalação elétrica é uma das partes que demanda de mais tempo e atenção na construção. Abaixo, destacamos 4 dicas essenciais que não podem ser ignoradas nesta etapa:
Crie uma planta descritiva
Essencial para a elaboração de um plano eficaz e de qualidade, a planta descritiva do projeto elétrico é o primeiro item da lista. Todos os pontos de luz, tomadas e interruptores devem ser previstos para a melhor execução do trabalho.
Procure ajuda profissional para fazer a instalação elétrica
Contar com ajuda especializada não é luxo, é inteligência e segurança. Uma boa execução do projeto e dos processos de instalação dispensa a necessidade de refazer o trabalho e diminui o risco de acidentes.
Escolha material de qualidade
Jantar à luz de velas? Apenas em ocasiões especiais. Toda a estrutura e execução tem que atender às mais altas exigências do mercado, para não “deixar você na mão” quando você mais precisa. Selecione apenas material de qualidade para garantir a durabilidade e funcionamento da instalação.
Dúvidas? Siga os padrões!
Não tem certeza de quantas tomadas colocar na planta descritiva? Utilize os padrões das normas brasileiras relativas ao assunto. O número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte:
- Banheiro: no mínimo, uma tomada junto ao lavatório;
- Cozinhas, área de serviço e lavanderia: uma tomada a cada 3,5 metros;
- Acima de bancada: uma tomada;
- Corredor, subsolo, garagem, sótão e varanda: no mínimo, uma tomada.
VISITE SEMPRE O BLOG DA CEMARA!
Pretende construir ou reformar? A Cemara pode ajudar! Toda semana nós publicamos conteúdo novo e de qualidade para você, aqui em nosso blog. Não deixe de nos visitar!
Até a próxima semana!
Fonte: Casa do Construtor < https://info.casadoconstrutor.com.br >.