Trabalhar em casa pode proporcionar muitas vantagens ao profissional, se ele souber aproveitar o ambiente home office. Reduzir seu tempo de deslocamento de casa para o trabalho, estar mais próximo da família em caso de necessidade e ter mais liberdade para desempenhar suas atividades são só alguns exemplos. Porém, também há desvantagens. Para que o home office seja produtivo, é necessário muita maturidade e responsabilidade do profissional. Isso porque, em casa, é muito fácil se distrair, se envolver com outras atividades domésticas e, ao final do dia, não concluir todas as atividades planejadas.

Algumas dicas podem te ajudar a tirar melhor proveito do ambiente home office. Confira algumas a seguir:

1 – Aproveite o tempo extra

O home office gera um grande ganho de tempo. Em São Paulo, por exemplo, é comum os profissionais perderem de duas a quatro horas por dia, trancafiados em seus carros ou no transporte público, no trajeto de casa ao trabalho. Portanto, aproveite este tempo extra para tomar um bom café da manhã, um banho relaxante, conversar com sua família e amigos etc. Essas atividades trarão mais qualidade de vida e, assim, você conseguirá ser mais produtivo no tempo dedicado exclusivamente a trabalhar.

2 – Prepare-se para o trabalho

Trabalhar em casa pode ser um desafio até mesmo para nosso cérebro. Ele está acostumado a associar nossa casa a situações de conforto, diversão, socialização, entre outros. Por isso, é importante você mostrar para sua mente que, durante as próximas oito horas, você estará trabalhando, apesar de estar em casa. Essa preparação consiste em você se arrumar como geralmente faz para ir trabalhar: vestir-se adequadamente, fazer a barba ou maquiar-se.

3 – Evite distrações

Nossas casas são ambientes preparados para nos distrair. Televisão e telefone fixo devem ser evitados ao máximo. De preferência, escolha um ambiente que não possua estes aparelhos. Se houver mais alguma pessoa em sua casa, oriente-a para só te interromper em caso de emergência, delegando a ela atividades como atender ao telefone, interfone ou campainha.

4 – Gerencie o uso do seu tempo com cuidado

Antes de iniciar seu trabalho, liste as tarefas mais importantes que deve finalizar no dia. Dedique períodos de até 50 minutos para desempenhar cada atividade. Após este período, descanse 10 minutos e, se necessário, retome a atividade por mais 50 minutos.

5 – Mantenha os relacionamentos com os colegas do trabalho

Uma consequência natural de trabalharmos remotamente é a distância de nossa equipe, subordinados, pares e líderes. Esse afastamento tem suas desvantagens, afinal, você é parte de uma engrenagem que está funcionando e deve ser percebido como tal por todas as pessoas que trabalham com você. Além disso, é fundamental interagir com pessoas no trabalho. Relacionar-se faz parte da natureza humana. Portanto, entre em contato com sua equipe ao longo do dia para obter ou fornecer orientações, tirar dúvidas ou acompanhar as tarefas.

Fonte: Catho

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