O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele, estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras substâncias necessárias para o completo e correto desenvolvimento da criança. Apesar de ser muito natural, a amamentação pode trazer algumas dúvidas, afinal, trata-se de um aprendizado, tanto para a mãe, quanto para o bebê.
Para orientar as vantagens dessa prática saudável, com as corretas recomendações para as mães, de 1 a 7 de agosto, em Americana, acontece a Semana do Aleitamento Materno, em alusão ao dia da amamentação, comemorado em 1º de agosto. O evento, que tem o apoio da Cemara Loteamentos, será voltado para as mães que estiverem na maternidade do hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e para as que participam do programa educacional Mamãe Nenê, além de profissionais da saúde.
Orientações sobre o aleitamento materno, caminhada e palestras farão parte da programação do evento, que é organizado pela Secretaria de Saúde e a Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana), administradora do Hospital Municipal.
“Durante a Semana, todas as mulheres que tiverem bebê no Hospital Municipal serão convidadas para participar das discussões sobre amamentação com a equipe do Programa Mamãe Nenê e da maternidade”, ressalta a coordenadora do Mamãe Nenê, programa educativo de acompanhamento do desenvolvimento da criança até os três anos, Sandra Possobon. “A amamentação será falada em rodas de conversa ressaltando a importância do aleitamento materno no desenvolvimento físico, nutricional e emocional da criança. Vamos reforçar importância do papel do profissional da saúde na amamentação”, completa a coordenadora.
Confira a programação para o dia 1º de agosto (abertura):
Às 9h – Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno na maternidade do Hospital Municipal de Americana.
Às 9h e 13h30 – Grupo de apoio à amamentação para puérperas (mulheres que deram a luz recentemente) agendadas, no Mamãe Nenê.
Às 13h30: Palestra “A importância do aleitamento, os 10 passos e a pega correta (e posições) para a prevenção da mastite”, com as enfermeiras, Fabiula Costa Antonello e Carla F. B. Soares, na maternidade.
Endereço Hospital Municipal de Americana: Avenida da Saúde, 415
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde