Como entidade empresarial, em especial do setor imobiliário, a AELO procura cumprir suas missões básicas junto aos associados: as de somar forças e representá-los em pleitos junto ao poder público como também o de orientá-los diante de qualquer dúvida sobre questões técnicas ou jurídicas. No entanto, a AELO é também representante das empresas no que diz respeito à imagem dos empreendedores de loteamentos junto ao público consumidor. Assim, cabe à direção da entidade, sempre que convocada, participar de seminários específicos e de ações na mídia (jornais, revistas, rádios, TVs e sites), na tentativa de esclarecer aspectos sobre o papel dos loteadores e orientar os compradores em potencial. Faz mais de 10 anos, por exemplo, que a AELO criou o Disque-Denúncia, o telefone (11) 3289-1788, aberto para que as pessoas denunciem casos de loteamentos clandestinos ou irregulares. Além disso, o ano de 2002 ficou marcado na história da AELO como aquele em que passamos a participar de duas iniciativas importantes de defesa do consumidor e de proteção da imagem das empresas loteadoras: o lançamento do Selo de Regularidade de Aprovação (SRA) da AELO e a parceria com o Procon, órgão oficial do governo paulista de apoio aos consumidores. Essas duas iniciativas mostram-se bem-sucedidas, nove anos depois.