Por Thiago Resende e Edna Simão
BRASÍLIA – A reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, e representantes de nove bancos foi para fazer um “balanço de avaliação de como será o crédito no segundo semestre”, informou o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, após participar do encontro ocorrido em Brasília nesta quarta-feira.
Segundo ele, a avaliação de todas as instituições financeiras presentes é que a economia vai retomar o vigor, registrando um segundo semestre “muito melhor” que os primeiros seis meses do ano.
Ao sair do ministério, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, afirmou que a economia brasileira está “reagindo bastante bem no segundo semestre”. “Estamos com expectativa bastante positiva”, disse.
Já Hereda acrescentou que “a redução de spread bancário (diferença entre o custo da captação dos bancos e a taxa cobrada dos clientes) já está acontecendo”. O crédito oferecido pela Caixa subiu no primeiro semestre e vai “continuar aumentando no segundo”, frisou.
Também participaram da reunião: Júlio Araújo, vice-presidente do Bradesco; Roberto Setubal, presidente do Itaú; Marcial Portela, presidente do Santander; Silvio Aparecido de Carvalho, vice-presidente do Safra; Hélio Lima Magalhães, presidente do Citibank; André Brandão, presidente do HSBC; e Pérsio Arida, vice-presidente do BTG.
Fonte: Valor