Você já fez as reservas de hotel, programou o transporte, está pronto para a primeira viagem com seu filho ser cheia de boas histórias. Mas, para não ter surpresas desagradáveis, é bom checar se está tudo em ordem antes de partir
HOTEL
Verifique, previamente, se o estabelecimento tem banheira infantil. Caso não ofereça, providencie uma portátil, dobrável ou inflável. Veja também se ele oferece o serviço de preparo de papinhas e se possui copa equipada com fogão, panela, micro-ondas e geladeira. Se julgar necessário, leve as refeições do seu filho, congeladas em uma sacola térmica, depois de checar se é possível guardá-las em um freezer em seu destino.
NA MALA
Qual é sua viagem? Vai para um lugar quente ou frio? Que idade tem seu filho? Quantos dias vai ficar? Tudo isso impacta na bagagem. Bodies, camisetas, macacões, sapatos se a criança já andar, a quantidade certa para o seu tipo de férias você encontra aqui, no site CRESCER. Até o número de babadores e fraldas de boca você encontra lá!
PRIMEIROS-SOCORROS
Quem tem filho pequeno precisa ser precavido. Consulte o pediatra e pergunte quais remédios precisam constar no nécessaire. Provavelmente, ele vai sugerir antitérmicos, antialérgicos e analgésicos, além de termômetro. Para eventuais ferimentos, é sempre bom ter na mala um antisséptico e curativos. A partir dos 6 meses, a criança também necessita de protetor solar infantil e repelente. Se for viajar pelo Brasil e tiver plano de saúde, não se esqueça da carteirinha. Caso vá para o exterior, contrate um seguro saúde. Em alguns países, inclusive, eles são obrigatórios. Cheque antes da viagem.
DOCUMENTOS
Não se esqueça de levar a identidade ou a certidão de nascimento do seu filho, a carteira do convênio (se ele tiver) e o passaporte, caso a viagem seja internacional. Se a viagem é para fora do Brasil e com apenas um dos pais, é preciso ter a autorização do outro, com firma reconhecida em cartório. Dentro do país, basta ter documentos que comprovem o parentesco.
NA ESTRADA
Para não ficar preso no congestionamento, evite horários de pico, consulte as condições das estradas e instale um aplicativo de rotas de tráfego. Providencie um protetor de janela, para barrar o sol, lanches leves, água e os brinquedos favoritos da criança para entretê-la – CRESCER tem o app gratuito Livro Contado para iPad, com seis histórias para distraí-las. É prudente, também, separar uma troca de roupa. Programe-se para fazer paradas em locais seguros, como postos, a cada hora e meia, possibilitando a troca de fralda. Reserve esse momento para amamentar ou oferecer refeições, pois, com o carro em movimento, há risco de engasgo e de a criança ficar enjoada. Em caso de viagem aérea, você pode levar leite em pó e pedir água quente, se o seu filho não mama no peito. Casaco é outro item indispensável.
Fonte: Revista Crescer