As casas adaptadas para deficientes físicos, especialmente para cadeirantes, devem respeitar algumas normas.

Circulação

Um dos pontos mais importantes para adequação de uma casa para deficientes físicos é o espaço livre para locomoção. Garantir espaços de circulação amplos, que permitam manobra, circulação, aproximação e alcance dos componentes por usuários de cadeira de rodas é fundamental. Isso inclui portas de pelo menos 80 cm de vão, corredores que permitam manobra de 90° para o acesso aos ambientes, eliminação de gabinetes embaixo de tampos e de mobiliário que possam impossibilitar a livre circulação.

Altura dos objetos

Com relação à altura dos objetos, a arquiteta Karla Cunha aponta a norma ABNT NBR 9050:2004, responsável pelas alturas e medidas para a acessibilidade.Os interruptores, por exemplo, devem ser posicionados entre 0,60 m e 1,00 m de altura.

Na cozinha, os armários têm que ser mais baixos e o micro-ondas precisa ficar ao alcance. Além disso, é interessante ter um interruptor ao lado da cama. Uma luz automática, que acende quando a pessoa entra num ambiente, pode ser mais prática, além de ser ecologicamente correta e o olho mágico da porta deve ser colocado mais embaixo para ficar na altura da cadeira.

Sanitários

O banheiro é um dos maiores desafios diários para pessoas com necessidades especiais, sobretudo para os cadeirantes. Por isto, a reforma ou construção da casa onde vivem, requer um projeto especial.

Qualquer pequeno detalhe facilita ou dificulta muito o acesso e a independência do cadeirante.

Veja uma relação do que não deve ser esquecido:

– As portas precisam ter a largura de no mínimo 80cm;
– As torneiras devem preferencialmente ser do tipo pressão e os misturadores monocomando (tanto na pia quanto no chuveiro);
– As maçanetas devem ser do tipo alavanca;
– O espaço livre no banheiro deve ser suficiente para manobrar a cadeira (para o giro de 360º, é necessário um diâmetro de 1,5m livre);
– São necessárias barras de apoio em todo o banheiro, para uso do chuveiro, do vaso e da pia;
– A altura da pia deve ser de 80cm do piso com o vão livre abaixo de 70cm de altura;
– A borda inferior do espelho deve estar a uma altura de 90cm do piso;
– As portas dos boxes devem ter no mínimo 0.80cm de largura, mas se for possível é preferível não haver porta;
– O espaço do box deve ter 1,50 x 1,50 m
– Os assentos dos vasos sanitários tem que estar a uma altura de 46cm do piso;
– Os desníveis máximos no piso devem ser de 2cm.

Fonte: Dicas Auto RE