Uma solução para quem não possui espaço para plantar um jardim, mas deseja trazer a natureza para dentro de casa é o terrário, um minijardim que também decora. Aproveite para reutilizar potes, aquários ou qualquer vidro que esteja encostado na sua casa.
Para montar um terrário você vai precisar de:

Lívia Tenório
- Um recipiente de vidro;
- Pedriscos;
- Terra vegetal;
- Carvão mineral ativado;
- Seleção de plantas que necessitem da mesma luminosidade e rega;
- Musgos, lascas de tronco de madeira e pedras decorativas.
Passo a passo para montar seu minijardim
1° passo

Lívia Tenório
- Higienize o recipiente com álcool.
- Faça uma camada de 3 a 5 cm de espessura com os pedriscos. Essa camada servirá para drenar o excesso de água.
2° passo

Lívia Tenório
Adicione uma quantidade de terra vegetal que seja suficiente para abrir uma cova e cobrir as raízes das plantas que serão plantadas. Isso possibilitará o plantio das mudas escolhidas.
3° passo

Lívia Tenório
Para este terrário foi adicionado, em cima da terra vegetal, metade de uma colher de café de carvão mineral ativado. Este elemento ajudará a evitar o apodrecimento das raízes. A quantidade varia de acordo com o tamanho do recipiente.
4° passo

Lívia Tenório
Faça pequenas covas com intervalo de, no mínimo, 2 cm entre uma e outra. Procure respeitar o espaço para o crescimento das plantas.
5° passo

Lívia Tenório
- Plante as espécies escolhidas. Com ajuda de uma seringa, faça a primeira rega do seu terrário. Adicione a água diretamente na terra.
- A rega se torna suficiente quando a terra ficar úmida por um todo. Cuidado para não encharcar.
6° passo

Lívia Tenório
Use a sua imaginação para fazer a decoração do seu terrário. Você pode, com ajuda de uma pinça, adicionar musgos, pedras decorativas, lascas e pequenos troncos. Use sua criatividade!
Dicas espertas
- Para manter o equilíbrio ecológico, busque espécies proporcionais ao tamanho do seu recipiente.
- A cada 10 dias coloque uma quantidade de água que deixe a terra molhada. Aplique-a com a ajuda de uma seringa (de farmácia), ou, se preferir, com uma colher.

Fonte: BBEL