Antes de iniciar qualquer pintura, as superfícies devem ser avaliadas para receberem o tratamento adequado. Desta forma é possível garantir o melhor acabamento no final. Cada superfície um tratamento diferente:

Superfície de alvenaria nova:

O que fazer: Para pintá-la, antes da cura, deve-se aplicar um selador próprio para impermeabilizar.

Superfície de alvenaria grossa

O que fazer: Pode-se melhorar a aparência com a aplicação de massa corrida (interior) ou massa acrílica (exterior). Buracos podem ser corrigidos com argamassa de cal, areia fina e água, na proporção de 1 medica de cal para 1 medida de areia fina.

Superfície de alvenaria fina

O que fazer: Aplique a massa corrida (interior) ou massa acrílica (exterior), com uma espátula larga em movimentos paralelos e longos, de cima para baixo e use lixa de massa n.º 80, protegendo o nariz e a boca com mascara durante o trabalho.

Superfície de alvenaria antiga

O que fazer: Elimine sujeiras, gorduras e poeira com água e sabão. Será necessário lixar para retirar totalmente as partes soltas.

Pintura de interiores

O que fazer:Remova todos os móveis e proteja-os com lona. Comece pintando o teto e em seguida as paredes, de cima para baixo. Pinte faixas consecutivas até completar a parede. Termine a 1ª demão antes de passar a 2ª. Lave os pincéis e rolos ocasionalmente para evitar respingos.

Pintura de exteriores

O que fazer: Procure acompanhar o movimento do sol ao redor da casa para as paredes ficarem sempre secas e na sombra. Comece pelo ponto mais alto e, terminando uma área, volte sobre ela para corrigir marcas. Limpe os respingos de tinta.

Importante:

Bolhas e descascamentos normalmente são ocasionados por excesso de umidade. Descubra qual a origem do problema para eliminá-lo. Antes de aplicar a tinta, raspe, lixe e aplique um repelente à água (hidrofugante).
Para eliminar o mofo, use uma solução de água e sabão para retirá-lo e use tintas resistentes ao mofo ou adicione na tinta um componente com essa propriedade.
Para remover as películas que se formam entre as demãos, remova o brilho, óleos, gorduras e partes soltas e prepare a superfície como se fosse iniciar trabalho novamente e pinte.

Fonte: CeC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *