Viajar é uma delícia. Ainda mais quando você pode aproveitar para conhecer algumas das maravilhosas praias da região Nordeste do Brasil, com a família, namorado (a) e/ou amigos com tranquilidade no bolso.
Para isso, é preciso se planejar com antecedência e fazer uma lista com as suas prioridades. Pesquisar com calma quais são os lugares que você deseja conhecer, pode ajudar você a programar desde os passeios até os lugares onde vai comer e comprar lembrancinhas.
Assim fica mais fácil fazer uma simulação de quanto você vai gastar em cada lugar e preparar o bolso para não transformar a sua viagem em uma lembrança desagradável.
Depois de colocar tudo em prática, prepare as malas e aproveite para conhecer um pouco mais sobre dois lindos lugares na região Nordeste do nosso País. Boa viagem!
Porto Seguro
Esse paraíso fica ao extremo sul da Bahia. Oficialmente, foi a primeira região do Brasil a ser descoberta pelos navegadores portugueses. Além de ser uma referência histórica, Porto seguro tem dezenas de praias com recifes de corais, piscinas naturais destinadas ao mergulho e vários quiosques que garantem o agito com muito axé e lambaeróbica.
Há opções de passeios para todos os tipos de pessoa e bolso. Por isso, é importante pesquisar bastante e se possível, conversar com pessoas que já frequentaram o lugar para saber dicas que combinem com o seu orçamento.
Dica
Para quem gosta de curtir a noite, há opções para compras, culinária e balada. Se for sair é importante se informar com antecedência sobre os valores de entrada, se há consumação e o preço médio das bebidas e petiscos.
Porto de Galinhas
Localizada em Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife, Porto das Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino. Além de ter uma ótima localização com muitos bares, restaurantes e pousadas é o lugar ideal para quem quer ver belezas naturais, calor, artesanatos e diversão.
São mais de 18 quilômetros de praias de areia branca, com águas transparentes e mornas e muitos coqueiros. Por conta de tanta beleza, Porto das Galinhas já foi considerado, por noves vezes, a melhor praia do Brasil.
Há várias opções de passeios com bugues e por trilhas ecológicas. Se você quer aproveitar cada pedacinho desse paraíso é importante programar o bolso e o seu roteiro. O passeio custa em média de R$20 a R$50 por pessoa.
Fique Ligado
Para quem gosta de ficar na praia tomando Sol é importante prestar atenção aos valores dos petiscos e bebidas antes de pedir ao garçom do quiosque, para não ter uma surpresa depois.
Como aproveitar ao máximo
– Indicações: Conversar com parentes ou amigos que já conheceram o lugar é uma forma de ter dicas dos melhores lugares. Mesmo assim também é importante pesquisar bastante antes de escolher qual destino você vai conhecer (inclusive pelas condições geográficas e climáticas do local).
– 38 vezes sem juros? O crédito facilitou bastante a vida de quem quer viajar, o número de parcelas e a melhor forma de pagamento você só vai saber como fazer. Sabe como? Avaliando todos os seus gastos e rendas e adaptando viagem ao seu orçamento. Quanto maior o número de parcelas, maior será o tempo em que você pagará a viagem, que muitas vezes dura poucos dias e o parcelamento anos. Será que vale a pena?
– Os pacotes: Pense bem se os pacotes que já incluem passeios, passagens, traslados e refeições cabem no seu bolso. Tente ter uma ideia do valor de sua programação turística sem ser em pacote. Se ultrapassar muito o valor pense nos prós e nos contras. O pacote traz comodidade de não ter que pensar em muitas coisas quando chegar ao destino, mas pode encarecer sua viagem. Se ultrapassar muito mais que 20%, reavalie.
– Transporte: Dependendo da região do País que você sai e do destino escolhido, é possível fazer o trajeto de: ônibus, avião e/ou carro. Veja quanto você gastaria em cada opção. Compare e opte pela alternativa que esteja de acordo com o seu estilo e bolso.
– Confiança: Pesquise muito as empresas turísticas contratadas para saber se possuem credibilidade no mercado. Digite seu nome em buscadores de sites (Google, Yahoo, Bing) e participe de fóruns que possam ajudar.
– Os passeios: É comum ver empresas oferecendo pacotes de passeio em cidades turísticas. Cuidado com a tentação. Avalie com calma cada opção e só feche negócio depois de fazer as contas. Se tiver mais lugares para conhecer do que o seu dinheiro pode pagar, faça uma lista de prioridades e só depois decida.
– Imprevistos: Como a gente nunca sabe quando pode acontecer um imprevisto, é importante se prevenir e ter um dinheiro reserva caso aconteça algo que não estava nos seus planos.
Serviço:
Para pesquisar destinos: site Ministério do Turismo
http://www.turismo.gov.br/
Fonte: Meu Bolso em Dia