Nem sempre é preciso medicar a criança quando a dor aparece. Entenda os diferentes sintomas
A medicina já catalogou mais de cem tipos de dor de cabeça (também chamada de cefaléia), mas as principais são a dor tensional, aguda ou crônica, e a enxaqueca, que atinge até 5% das crianças, principalmente os meninos.
O que faz a cabeça doer são as terminações nervosas das membranas que recobrem o cérebro e os vasos sanguíneos que o irrigam, quando dilatam. Os pais não devem menosprezar uma dor de cabeça, pois ela tanto pode ser sintoma de gripe ou de estresse quanto estar associada a problemas mais sérios, como infecções do sistema nervoso, problemas circulatórios, doenças renais e tumores.
Sem remédios
É importante perguntar ao filho onde dói, como dói e desde quando dói, pois a intensidade e a freqüência da dor, bem como a região afetada, dão as pistas para o diagnóstico. A dor pode durar apenas alguns minutos e sumir sem remédios. Nos casos crônicos, deve-se procurar o médico. Se a criança se queixa de pressão nos olhos, a dor pode ser sinal de sinusite ou problemas de visão (se relacionada a esforço visual). A dor que atinge todo o crânio, pulsando por várias horas, costuma ser sintoma de tensão ou ansiedade. Quando existe suspeita de tumor, o que é raro, a dor começa leve e persiste por semanas ou meses, acompanhada de vômito matinal e outros sinais neurológicos.
Enxaqueca
Os sintomas clássicos são dores na cabeça toda ou apenas de um lado, que pioram com o barulho e a claridade. Podem ocorrer náuseas e vômitos. Na crise, coloque seu filho num ambiente silencioso e escuro. As causas da enxaqueca não são bem conhecidas, mas em geral elas têm característica hereditária. Ensine a criança a perceber e definir a dor, pois as crises costumam surgir por ansiedade e também pelo tipo de alimentação. Evite chocolate, queijo amarelo, molhos, doces ricos em corantes artificiais, refrigerantes e certos tipos de gordura. Na maioria das vezes, o problema desaparece espontaneamente depois dos 10 anos de idade.
Fonte: Revista Crescer