Frutas, legumes, verduras, condimentos… Para a maioria das pessoas, o lugar de todos eles é na geladeira, sem pensar duas vezes. Mas será que isso é certo? Confira 13 itens que a maioria das pessoas guarda erroneamente na geladeira, muitas vezes prejudicando sua validade e também seu sabor:
Tomate
Talvez o item que é guardado no local errado com mais frequência. O tomate não se dá bem no frio e deve ser guardado numa fruteira virado de cabeça para baixo. Caso seja colocado na geladeira, ele ficará farinhento e perderá o sabor. E, para evitar que estrague, compre somente o necessário para o uso na semana, correndo assim menos risco de perder alguns valiosos tomates.
Batata
Pode ser a comum ou a doce, o lugar da batata é fora da geladeira! Se colocada na geladeira, o amido se transformará em açúcar, alterando seu sabor e sua textura quando cozidas. O local ideal para armazenar as batatas é em um saco de papel, que entra bastante ar, colocado na dispensa.
Cebola
Se guardada na geladeira, a tendência é ela apodrecer mais rapidamente. Ela deve ser mantida em local seco, fresco e escuro, de preferência penduradas. Mas um aviso: nunca guarde cebolas e batatas juntas, pois isso também faz com que as cebolas estraguem. Em caso dela já ter sido descascada e cortada, pode ser armazenada dentro da geladeira, dentro de um recipiente fechado.
Alho
Fora da geladeira, em um local fresco e seco, o alho pode durar até dois meses ou até mais. Já dentro da geladeira ele vai ficar borrachudo, mofar e até brotar. Mas, caso tenha descascado mais do que usou, pode guardar na geladeira igual à cebola, em um recipiente fechado, e consumir o mais rápido possível.
Abacate
Ao comprar o abacate é normal que ele venha verde e duro, então guarda-lo na geladeira só irá atrasar o processo de amadurecimento do mesmo. O ideal é guardá-lo junto de maçãs e bananas, envolvido em papel, até que esteja pronto para comer. Caso comer só um pouco e sobrar, basta pingar um pouco de limão sobre o restante e aí sim, guardar na geladeira, envolvido em plástico bem firme.
Banana, manga, kiwi, pêssego, ameixa e damasco
É o mesmo caso do abacate. Caso compre as frutas verdes, deixe-as fora da geladeira até que madurem, além de que se deixadas fora até amadurecerem, manterão mais seus nutrientes. Caso já estejam prontas para consumo, aí sim pode levá-las para a geladeira.
Melão e Melancia
Por serem grandes dificilmente essas frutas são guardadas na geladeira. Mas, depois de cortadas, podem ser levadas até o refrigerador embaladas em um plástico filme. Até porque para o próprio consumo é bem melhor que elas estejam geladas!
Manjericão
O manjericão não gosta de frio. O certo é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a água a cada dia), e longe do sol, envolvendo em plástico para mantê-los úmidos.
Óleo e azeite
Colocando na geladeira, o óleo e o azeite irão ficar espessos e com aspecto amanteigado. O ideal é guardá-los deitados, em local mais escuro e com temperatura amena. Mas, se por um acaso você guarde na geladeira, leve-os ao microondas por tempo rápido para que voltem ao normal.
Mel
O mel é naturalmente preservado e dura por tempo indefinido, se bem acondicionado e em local arejado. O correto é deixá-lo fora da geladeira para que não cristalize seu açúcar.
Pão
Na geladeira ele dura muito mais, porém fica todo ressecado. O ideal é consumir seu pãozinho em até 4 dias. Mas, caso tenha levado para o refrigerador, ao aquecê-lo no microondas pode ser que ele continue duro. Assim o recomendado é envolver o pão num pano de prato e colocá-lo no microondas por cerca de 20 segundos, para que ele aqueça por completo.
Café
Manter o café na geladeira faz com que altere totalmente seu sabor, além de absorver qualquer outro cheiro que tiver por ali. O ideal é manter o café num recipiente muito bem fechado, dentro da dispensa.
Pimenta
A pimenta normalmente é conservada em vinagre em azeite, o que a mantém boa por até três anos, sem precisar ir para a geladeira. Deixá-la em cima da geladeira ou na bancada da pia, num local fácil de pegar, é muito mais recomendado.
Agora que você já sabe que esses itens não devem ir para a geladeira, pode falar: qual deles você armazenava da maneira errada?
Fonte: Viva Senior