Na hora de construir ou reformar o banheiro da sua casa, é necessário se atentar a alguns detalhes que fazem toda a diferença na usabilidade e estética do ambiente, como o box. Mas, afinal de contas, como escolher o modelo ideal? Confira as dicas!
O box do banheiro não é item de luxo, mas sim essencial para a limpeza, conforto, estilo e – também – a beleza do ambiente. Por isso, há uma infinidade de modelos e materiais que podem ser adquiridos, como acrílico e PVC. Mas o mais procurado e indicado – por todas as questões levantadas – é o de vidro temperado. E é sobre ele que vamos falar hoje.
BOX IDEAL = BOX DE VIDRO?
Sim! Apesar de alguns modelos possuírem o valor elevado, eles proporcionam mais segurança e simplificam a manutenção – diferente dos de acrílico, por exemplo, que quebram com facilidade e não possuem estética atrativa.
Além disso, o vidro beneficia o ambiente, dando sentimento de maior amplitude e limpeza no local – exatamente por isso é o “queridinho” entre os arquitetos.
Foto: Pinterest / Divulgação
QUAL O TIPO DE VIDRO PARA O BOX IDEAL?
Antes de qualquer coisa, devemos nos atentar que o box de vidro deve atender as especificações que constam nas diretrizes organizacionais desenvolvidas para obras. Este item está presente na NBR 14.207/2009, que estabelece os requisitos a serem seguidos para garantir a segurança, bem como a utilização de materiais corretos para uma instalação bem-sucedida.
Entre os tipos que atendem as exigências, existem dois que são os mais buscados pelo ótimo custo x benefício e garantia de segurança às pessoas.
Conheça cada um deles.
BOX IDEAL DE VIDRO TEMPERADO
Este é o vidro com maior resistência entre todos os indicados para o box. O processo de fabricação submete o vidro a um aquecimento e rápido resfriamento. A técnica garante cinco vezes mais resistência ao material.
A beleza também é um dos aspectos primordiais deste tipo de vidro, visto que o temperamento garante transparência plena do material.
Além disso, há mais segurança até mesmo em uma eventual quebra do vidro: este processo faz com que, em caso de quebra, o vidro se fragmente em pequenos pedaços pouco cortantes, diferente dos cacos de vidros pontudos e perigosos de outros materiais.
BOX IDEAL DE VIDRO TEMPERADO COM PELÍCULA
Além de todas as características de segurança presentes no vidro temperado, há uma modalidade que reforça os cuidados: aplicar a película de segurança.
A diferença é a possibilidade de fornecer ao vidro mais resistência e durabilidade. Além disso, em eventual quebra, a película segura os fragmentos colados por até 8 horas, tempo suficiente para a retirada da peça.
Foto: Pinterest / Divulgação
VIDRO COLORIDO É INDICADO?
Depende. Tudo deve ser avaliado de acordo com o projeto do seu banheiro. Caso a estética seja moderna e os demais materiais estejam de acordo com a coloração do vidro, sim.
Contudo, mais de 90% do mercado é composto por box de banheiro incolor. Ou seja, utilizando a transparência natural do vidro – que combina com toda e qualquer decoração que o banheiro possa receber.
Alguns projetos mais sofisticados utilizam de escurecimento do vidro, diminuindo a transparência. Contudo, estes dão a impressão de diminuição do ambiente, ou seja, banheiros pequenos devem evitar qualquer tipo de sombreamento.
GOSTOU DESSA MATÉRIA?
Compartilhe com os amigos! Acompanhe-nos no Facebook para receber mais dicas e novidades. E não se esqueça de sempre visitar o nosso blog, que está em constante atualização.
Até a próxima!