Novo com antigo

Sala de estar com cadeiras, sofá, tapete

Vintage vem do francês e refere-se aos vinhos produzidos em safras especiais, pois utilizam uvas colhidas em uma determinada época do ano, o que define um sabor excepcional a bebida. Com o tempo, o termo vintage foi parar na moda e na decoração e hoje é usado para designar peças e objetos de épocas antigas que são utilizadas novamente.

A CR2 Arquitetura, em parceria com a arquiteta Clara Reynaldo, recria um ambiente inteiro utilizando toques vintage. Clara comenta que a ideia foi modernizar a sala, que era escura e antiga. O resultado pode ser visto na imagem acima, um espaço aconchegante, amplo e atual, do jeito que proprietária havia pedido. O vintage ficou por conta das cadeiras com o ar retrô dos anos 60, que combinam com as janelas de cantos arredondados e trazem um toque diferente ao espaço.

O gaúcho José Matias Aramburú trocou o apartamento pequeno por um maior e decidiu misturar referências na nova decoração. Começou comprando uma poltrona anos 60, com os famosos pés palito, em uma loja de antiguidades do bairro Bixiga, em São Paulo. Afoto ao lado mostra a poltrona já reformada com o estofado novo, fazendo par com o pufe que José Matias já possuía.

Salas de jantar

mesa de madeira com quatro cadeiras

A mesa de jantar acima, também do apartamento de José Matias, possui regulagem de tamanho e para diminuí-la é só retirar a parte central do tampo, unindo as duas extremidades. Esse móvel foi um “achado” que coube perfeitamente na sala de jantar do novo apartamento.   A mesa ajuda a complementar a decoração, que conta com um bar (abaixo) bem no estilo vintage e hoje serve como armário.

bar e sala de jantar com cadeiras vintage

Já na sala de jantar (foto  direita) desenvolvida para acomodar oito pessoas, também planejada por Clara Reynaldo, da CR2 Arquitetura, o vintage ficou por conta das cadeiras em madeira e palha indiana que contrastam com o ambiente clean onde o branco ganha destaque.

Clara cita a importância da escolha correta dos móveis e objetos utilizados na decoração de uma residência. “Os objetos são elementos fundamentais para dar esta integração aos ambientes e deixar o espaço mais harmônico”, conclui a arquiteta.

Fonte: BBEL