Buscando sempre oferecer informações para ajudar os condôminos, a SECOVI lança uma série de dicas sobre Administração, Segurança, Infra-estrutura e manutenção além de questões jurídicas prezando pelo bem comum de todos os moradores.
Sendo assim, começamos a série com 20 dicas sobre Administração:
1 – Assembléia
O síndico deve programar uma pauta objetiva e deixar os assuntos gerais para serem discutidos somente no final da assembléia.
2 – Conselho
Mantenha o Conselho informado sobre os balancetes e convoque-o sempre que tiver uma decisão importante para tomar.
3 – Previsão orçamentária
Ao fazer a previsão orçamentária, não se esquecer de levar em conta a inflação do ano e o reajuste salarial dos funcionários.
4 – Nota fiscal
Sempre peça nota fiscal ou recibo para provar a aquisição de produtos e serviços e poder elaborar corretamente a prestação de contas.
5 – Produtos e serviços
Ao contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto, atente-se ao preço, mas principalmente à qualidade.
6 – Administradora e síndico profissional
Podem trazer suporte ao síndico na administração do prédio e ser uma saída para quando ninguém quer assumir o cargo.
7 – Prestação de contas
A prestação de contas anual é obrigatória por lei e importante para mostrar a transparência da gestão.
8 – Cotas extras
Para evitar as cotas extras próximo ao Natal para o pagamento de 13º salário, o condomínio pode fazer o parcelamento do valor e inserir na taxa condominial durante o ano.
9 – Orçamento
Na contratação de produtos e serviços, peça pelo menos orçamentos de três empresas.
10 – Fundo de Reserva
O Fundo de Reserva serve para cobrir emergências e não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção.
11- Inadimplência
A inadimplência atrapalha a gestão do síndico e onera o condômino que quita a taxa em dia. Encontre soluções firmes para combatê-la.
12 – Seguros
Exija sempre uma cópia da proposta de seguro contratado e confira com a apólice. Negocie seguros.
13 – Empregados
Na escolha do empregado, deve-se entrevistar candidatos com referências e solicitar folha de antecedentes criminais. Evite hora-extra.
14 – Check-up
Monte com seu zelador uma lista de itens para realização de check-up semanal para conferir o funcionamento dos equipamentos.
15 – Exames médicos
Por lei, o condomínio deve contar com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e bancar exames admissionais, demissionais e periódicos.
16 – Contratação terceirizada
Verifique a idoneidade e o tempo de mercado da empresa. Exija os comprovantes de pagamento do salário dos empregados e os tributos mensais. Se não for pago, o condomínio pode ser corresponsável.
17 – Mediação de conflitos
A mediação de conflitos é um método alternativo que pode facilitar a resolução de problemas mediante a colaboração e a integração dos moradores. Informe-se.
18 – Advertência e multa
Nem sempre simpática, a multa às vezes é essencial para garantir a boa convivência. É importante ser precedida de advertência verbal e escrita.
19 – Documentação
Os documentos do condomínio devem ser arquivados. O tempo que devem ficar guardados varia de cinco anos, como as apólices, a permanentemente, no caso de plantas do condomínio.
20 – Capacitação
Hoje em dia boa vontade já não basta para uma gestão eficaz, é essencial o síndico aprimorar os conhecimentos por meio de cursos e palestras de gestão condominial.
Fonte: http://www.secoviuberlandia.com.br/Noticias/VerNoticia-14/