Evento discutiu a nova forma de se relacionar com o consumidor
Postado por: Rodrigo Marques
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm de buscar a todo o momento novas formas de atingir o consumidor, cada vez mais exigente e antenado nas constantes inovações que estão ao seu alcance. Paras as incorporadoras, construtoras e imobiliárias esta realidade não é diferente. As novas tecnologias e as redes sociais estão se consolidando neste novo momento do marketing imobiliário como importantes diferenciais para conseguir estabelecer uma relação mais próxima com os clientes.
Diante dessas novas tendências que já fazem parte da realidade da compra e venda de imóveis, a Revista Metro Quadrado decidiu apoiar a 6ª conferência sobre Marketing Imobiliário, promovida pela IBC Brasil. O evento, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de junho, discutiu desde a utilização de novas ferramentas online e mídias sociais até a análise da regionalização da comunicação. Os participantes também conheceram exclusivos cases de marketing e campanhas publicitárias de sucesso do setor.
A nova comunicação
A abertura da Conferência teve como palestrante a presidente da Associação Brasileira de Mercado Imobiliário (ABMI), Maria Virgínia Duailibe, tratando do panorama que envolve o setor, ressaltando as recentes mudanças do e seus reflexos para o relacionamento com os clientes. “Com relação ao marketing corporativo através das redes sociais, é preciso que as empresas diminuam o tom corporativo empresa/cliente, buscando manter um relacionamento contínuo, entendendo os desejos e expectativas que se estabelecem nesta que deve ser uma via de mão dupla”, afirmou Vírginia.
Quem também falou sobre a necessidade do estabelecimento de um relacionamento mais consolidado com os clientes foi o consultor de empresas especializado no mercado imobiliário, Edvaldo Correa. Durante a sua palestra, ele ressaltou que a competição do mercado faz com que as empresas tenham que buscar uma identidade para dar um norte aos negócios. “É preciso que os clientes percebam as vantagens competitivas, para isso é preciso posicionar bem a marca no mercado. 40% das imobiliárias não tem ações de relacionamento, o que faz com que o consumidor tenda a optar apenas pelo empreendimento”, disse.
Outro destaque do primeiro dia foi a apresentação do diretor da Suzuki Propaganda, Fernando Suzuki, ganhador do Master Imobiliário 2010. Ele mostrou um case sobre estratégias para empreendimentos em estoque, defendendo que o mercado imobiliário pode ser um gerador de inovações. Dentre todas as possibilidades expostas para superar as dificuldades de eliminar as unidades em estoque, Suzuki fez questão de evidenciar a motivação dos corretores como uma das ações mais importantes para conseguir superar essa dificuldade, tão ao comum ao setor.
A força do marketing online
O segundo dia da 6ª Conferência de Marketing Imobiliário foi dedicado à discussão sobre as novas possibilidades que se abriram através da utilização de plataformas como tablets e smartphones, além dos resultados obtidos em redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn. Leonardo Stuepp Filho, diretor de marketing do projeto Redimob, falou sobre o compartilhamento das informações através das redes sociais. Stuepp frisou: “A comunicação segmentada e integrada traz hoje visibilidade e audiência. É preciso entender que cada rede social possui objetivos diferentes e devem ser usadas com estratégias específicas”.
Brian Requarth, CEO do portal Viva Real, continuou a discussão sobre estratégias nas novas tecnologia. Ele fez uma analogia dos sete pecados capitais com a utilização das redes sociais, alegando a importância que essas ferramentas de comunicação possuem para posicionar as empresas atualmente. Brian deixou claro em sua palestra a necessidade de haver uma preocupação com as pessoas, buscando uma interatividade que entenda os desejos dos clientes. “Experiência em comunicação, conhecimento de mercado e paixão pelas mídias sociais são fundamentais”, disse.
Bruno Lessa, do Portal VGV, falou sobre as mudanças de comportamento da sociedade e as consequentes mudanças da mídia. “Produto, preço, localização e promoção (comunicação) são os responsáveis pela evolução do marketing imobiliário atualmente”, afirmou. Ele trouxe dados muito interessantes sobre como o relacionamento estabelecido através das redes sociais tem mudado a relação dos consumidores com as empresas. “Hoje, no Brasil, 50% dos usuários do Facebook e 60% do Twitter tendem a comprar das marcas que eles seguem nessas redes sociais. Isso deixa claro que estamos diante da construção de uma nova relação de consumo”, acrescentou Bruno.
Agências – Encerrando o segundo dia da 6ª Conferência de Marketing Imobiliário, houve um encontro entre as principais agências de propaganda especializadas em mercado imobiliário, falando de cases de sucesso dos quais eles fizeram parte. Participaram deste momento o diretor da Eugênio Marketing Imobiliário, Bob Eugênio; o presidente da Bando de Criação, Giacomo Brayner; e o diretor da Cia da Comunicação, Ivan Tarandach.
Workshops – O terceiro e último dia da Conferência foi dedicado ao desenvolvimento de dois workshops. O primeiro, realizado pela manhã, abordou a metodologia das pesquisas de mercado. O objetivo foi mostrar como aplicar e analisar uma pesquisa inteligente e com foco no mercado. No turno da tarde, o workshop foi dedicado a falar da importância da cultura e da regionalização como fundamentos complementares ao incentivo e gerenciamento das equipes de vendas.
Fonte: http://www.revistam2.com.br/6%C2%AA-conferencia-de-marketing-imobiliario