Um bom ambiente de trabalho pode ser uma poderosa ferramenta de motivação para os colaboradores

O clima organizacional de uma empresa pode ser definido pelo conjunto de atividades do ambiente de trabalho percebido pelos colaboradores, influindo diretamente na motivação da equipe. Ele age como um indicador de como as mudanças estão afetando a organização.

Por meio de uma pesquisa de clima, pode-se identificar respostas que ajudem a identificar possíveis falhas ou oportunidade de melhoria. Entre os pontos que podem ser observados, estão: a satisfação dos colaboradores, modelos de gestão, políticas de RH, processos de comunicação etc. Para que um bom clima organizacional se estabeleça, é essencial a participação de todos os colaboradores, aliado à cultura da organização, na pesquisa de clima.

Contudo, não são somente os colaboradores que ganham com a pesquisa, a imagem da empresa também. Antes de conquistar o mercado, a organização precisa conquistar os colaboradores.

Além da pesquisa, o clima organizacional pode ser medido, também, por meio da percepção de algumas questões: quando o clima é bom, predominam atitudes positivas, como confiança, entusiasmo, alegria, engajamento, participação, motivação, comprometimento; já quando o clima é ruim, há tensão, discórdia, rivalidades, animosidades, conflitos, desinteresses pelo cumprimento da tarefa e turnover alto (rotatividade de colaboradores).

Fonte: www.infoescola.com

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