Stefanie Archilli
Foto: Reprodução/Divulgação
Entre os dias 27 e 31, a artista Zelinda Jordão ministra a Oficina de Ilustração Botânica em Aquarela, no Museu Luiz de Queiroz. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 23.
A oficina é uma realização do GeWA (Grupo de Estudos Walter Acorssi), do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e o Museu Luiz de Queiroz.
O pré-requisito é que os interessados tenham habilidades com desenhos. Dentro da técnica da aquarela, Zelinda apresentará desde o básico (aguadas), incluindo o conhecimento de materiais e cores, até a elaboração da prancha final.
“Vou ensinar os princípios da ilustração em cores com aquarela. Noções de grafite, luz, sombra, pigmentos da aquarela. É uma oficina bem prática”, afirmou a artista.
O curso está dividido em três etapas: estudo das cores, de luz e sombra com grafite, exercícios com aquarela; flor branca e folha, estudo em grafite, desenho em perspectiva, transporte para o papel, cinzas cromáticos e luzes e sombras para o branco; e orquídea (ou flor equivalente), estudo das cores da planta escolhida e sombras e luzes coloridas.
“O mais difícil no curso é enxergar as cores, por isso será feita uma introdução para depois trabalharmos com a flor branca e a orquídea”, relatou.
Essa é a segunda atividade sobre ilustração botânica que a Esalq promove no ano. Em junho, a escola realizou oficina em desenho a lápis.
SERVIÇO — Inscrições para Oficina de Ilustração Botânica em Aquarela com Zelinda Jordão. Número de vagas: Vagas: 10 vagas (+ duas bolsas). Período de inscrição: até dia 23. Oficina: 27 a 31 de julho, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Interessados devem acessar o site fealq.org.br. Informações: (19) 3429-4354 ou pelo e-mail eventos.gewa@gmail.com.
Fonte: Jornal de Piracicaba