Buscando sempre oferecer informações para ajudar os condôminos, a SECOVI lança uma série de dicas sobre Administração, Segurança, Infra-estrutura e manutenção além de questões jurídicas prezando pelo bem comum de todos os moradores.

Sendo assim, começamos a série com 20 dicas sobre Administração:

1 – Assembléia

O síndico deve programar uma pauta objetiva e deixar os assuntos gerais para serem discutidos somente no final da assembléia.

2 – Conselho

Mantenha o Conselho informado sobre os balancetes e convoque-o sempre que tiver uma decisão importante para tomar.

3 – Previsão orçamentária

Ao fazer a previsão orçamentária, não se esquecer de levar em conta a inflação do ano e o reajuste salarial dos funcionários.

4 – Nota fiscal

Sempre peça nota fiscal ou recibo para provar a aquisição de produtos e serviços e poder elaborar corretamente a prestação de contas.

5 – Produtos e serviços

Ao contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto, atente-se ao preço, mas principalmente à qualidade.

6 – Administradora e síndico profissional

Podem trazer suporte ao síndico na administração do prédio e ser uma saída para quando ninguém quer assumir o cargo.

7 – Prestação de contas

A prestação de contas anual é obrigatória por lei e importante para mostrar a transparência da gestão.

8 – Cotas extras

Para evitar as cotas extras próximo ao Natal para o pagamento de 13º salário, o condomínio pode fazer o parcelamento do valor e inserir na taxa condominial durante o ano.

9 – Orçamento

Na contratação de produtos e serviços, peça pelo menos orçamentos de três empresas.

10 – Fundo de Reserva

O Fundo de Reserva serve para cobrir emergências e não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção.

11- Inadimplência

A inadimplência atrapalha a gestão do síndico e onera o condômino que quita a taxa em dia. Encontre soluções firmes para combatê-la.

12 – Seguros

Exija sempre uma cópia da proposta de seguro contratado e confira com a apólice. Negocie seguros.

13 – Empregados

Na escolha do empregado, deve-se entrevistar candidatos com referências e solicitar folha de antecedentes criminais. Evite hora-extra.

14 – Check-up

Monte com seu zelador uma lista de itens para realização de check-up semanal para conferir o funcionamento dos equipamentos.

15 – Exames médicos

Por lei, o condomínio deve contar com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e bancar exames admissionais, demissionais e periódicos.

16 – Contratação terceirizada

Verifique a idoneidade e o tempo de mercado da empresa. Exija os comprovantes de pagamento do salário dos empregados e os tributos mensais. Se não for pago, o condomínio pode ser corresponsável.

17 – Mediação de conflitos

A mediação de conflitos é um método alternativo que pode facilitar a resolução de problemas mediante a colaboração e a integração dos moradores. Informe-se.

18 – Advertência e multa

Nem sempre simpática, a multa às vezes é essencial para garantir a boa convivência. É importante ser precedida de advertência verbal e escrita.

19 – Documentação

Os documentos do condomínio devem ser arquivados. O tempo que devem ficar guardados varia de cinco anos, como as apólices, a permanentemente, no caso de plantas do condomínio.

20 – Capacitação

Hoje em dia boa vontade já não basta para uma gestão eficaz, é essencial o síndico aprimorar os conhecimentos por meio de cursos e palestras de gestão condominial.

Fonte: http://www.secoviuberlandia.com.br/Noticias/VerNoticia-14/

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