Faz tempo que os “conjuntinhos” e o “tudo combinadinho” caiu em desuso na decoração. Mais uma vez, a liberdade e o acesso rápido à informação visual contribuíram. E dá para entender perfeitamente que as pessoas queiram mais criatividade e liberdade de expressão em suas casas. Afinal, exitem tantas cadeiras lindas de design e infinitas possibilidades de formas, cores e estampas que não tem mesmo muito sentido usar apenas um tipo de cadeira. Ou mesmo que opte por cadeiras iguais pode usar cores diferentes. Nosso mundo hoje é cheio de referências que nos influenciam.
Quando comecei a fazer este post, observei que a ousadia era a única exigência para as composições. Quanto mais ousada, mas descolada fica. O grau de ousadia e as escolhas depende do estilo de casa um. Mas uma pitada de diferença fica bacana até mesmo nas decorações mais clássicas.
Portanto, não há fórmulas. Posso dizer apenas que, se quiser um resultado harmonioso, tente escolher algo em comum entre elas e entre elas e o restante da decoração. Tipo aquele slogan da propaganda antiga do Free, lembra? Mas isso é apenas uma questão de gosto. Então, inspire-se nestas 42 ideias bem legais:
O azul dialoga bem com o amarelo da parede e o branco suaviza as cores vibrantes
A transparência é outro recurso para suavizar o excesso de informação visual
Vale combinar cadeiras com bancos
Exemplares de dois designers diferentes
As maiores ficam melhores na cabeceira
Aqui, mesmo com três tipos de cadeiras o visual ficou bacana
Mesmo com a mistura aqui a simetria se destaca
Composição predominantemente clássica
Fonte: Um Brinco