O nosso diretor executivo Wellington Carrenho foi entrevistado sobre a Cemara Pró Ambiental para o Blog da Comunidade no portal de sustentabilidade do Banco Real. Essa é uma iniciativa da instituição para apresentar o que as empresas privadas têm feito de ações para o meio ambiente e como essas atitudes muitas vezes são difíceis e dependem de muito trabalho e dedicação.

 

A construção do futuro com material reciclado

4/11/2009 – Editor de Conteúdo
A necessidade de regularizar a topografia de um terreno fez com que Marcos Dei Santi, um dos diretores da empresa Cemara Pró Ambiental, começasse a questionar o processo de simplesmente aterrar uma área. Para ele, deveria haver uma solução melhor, pois entendia que era algo ultrapassado. Por conta desse questionamento, ele começou a pesquisar o assunto e, aos poucos, foi conhecendo a técnica para aterramento com resíduos da construção e demolição. Além de considerar o processo interessante para a questão ambiental, teve a percepção de que seria viável a implantação de uma usina na cidade de Americana, assim, ele resolveria o problema dos aterros quando necessário e ainda contribuiria para a destinação correta do entulho gerado no município.

A partir da decisão de se criar uma usina de reciclagem de resíduos da construção e demolição, ele apresentou o projeto para a prefeitura e assim nasceu a Cemara Pró Ambiental, uma empresa privada, mas que recebe o apoio dos órgãos públicos municipais, já que a cidade não permite mais o descarte em áreas públicas.

Com o passar do tempo, ele confirmou que sua ideia fazia sentido, que a sociedade está buscando novas soluções e que a empresa poderia ganhar dinheiro enquanto resolvia um problema da região.

Hoje, nossa empresa está instalada em uma área de 178 mil m², em Americana, interior de São Paulo. Recebemos cerca de 800 toneladas de entulho todos os dias, reciclando 95% desse material. Assim, garantimos a destinação correta dos resíduos da construção e demolição. Além de ser ideal ao meio ambiente, o uso de materiais reciclados gera redução significativa no custo das obras, sem, no entanto, interferir na qualidade final.

Transformamos o entulho em bica-corrida, brita, pedra, pedrisco e areia cava para serem utilizados em obras de pavimentação de vias urbanas e rurais, pátios industriais, aterros, assentamentos de tubos, entre outros. A madeira é preparada para ser utilizada como cavaco (biomassa usada na geração de energia). Além disso, a usina gera produção de composto orgânico e terra vegetal, produtos que são utilizados em agricultura e projetos de paisagismo.

Todos os produtos da Cemara Pró-Ambiental passam pela análise de laboratórios renomados, são certificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a atendem aos padrões de segurança do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem).

Diante da qualidade oferecida e do custo reduzido, ainda encontramos dificuldades na hora de vender os produtos, pois existe uma grande resistência cultural em relação aos materiais reciclados. É um trabalho constante da equipe comercial para quebrar barreiras e conquistar novos clientes. A educação ambiental do brasileiro é muito recente, mas acreditamos que estamos fazendo a nossa parte para um país mais verde e sustentável.

Segundo nosso diretor Marcos Dei Santi, esse é um caminho sem volta, porque a reciclagem é uma realidade do mundo moderno.

Wellington Carrenho
Diretor Executivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *