Muitos sonham com a compra da próxima casa, seja próximo da praia, do interior ou em qualquer outro lugar para poder desfrutar do passeio com a família ou até ganhar uma renda extra, já que é possível alugar esse imóvel em temporadas ou durante algum período.
Mas para realizar esse desejo é importante se planejar com antecedência.
Existem opções: você pode investir em outro imóvel ou até mesmo comprar um terreno para construir aos poucos. O mais importante é evitar fazer um negócio às pressas e atrapalhar todo o orçamento da casa. Afinal, essa decisão vem com outros gastos como reformas, contas de consumo, taxas com a documentação e a manutenção.
Defina o que você quer
O primeiro passo é decidir quanto de dinheiro você pode gastar, qual forma de pagamento deseja fazer e qual seu objetivo (investimento ou lazer?).
Defina qual limite máximo de distância você está disposto a percorrer. Afinal, não adianta ter uma segunda casa muito longe e não ter tempo de aproveitar.
Não deixe de fazer uma boa pesquisa e conversar com pessoas da vizinhança para saber melhor como é o bairro, média de preço de venda e aluguel, tipo de comércio na região e os pontos positivos e negativos do local. É importante analisar bem a região onde vai comprar ou investir. Um corretor de imóveis pode indicar para você quais são os lugares que estão mais valorizados.
Algumas casas só estão disponíveis para compra por meio da imobiliária. Nos casos em que for possível negociar diretamente com o dono da residência você pode consultar um avalista para verificar o valor da residência e também levar um engenheiro civil para ver como está a situação geral da casa e evitar surpresas desagradáveis.
Você sabia?
Alguns bancos oferecem linhas de crédito que facilitam a compra do material que você precisa para construir ou reformar a sua casa. Em alguns você pode usar também o seu FGTS. Consulte o gerente do seu banco para saber como funciona esse serviço.
Antes de tudo
– Na dúvida, proponha um test-drive. Alugue a casa por um período, para depois decidir se vai comprar.
– Cuidado com a maresia (desgaste causado pela água do mar). Ferragens, torneiras, portões e dobradiças podem sofrer desgastes por causa dela. Verifique esses itens antes para não ter surpresas depois.
– De olho nas rachaduras. Se próximas às janelas ou rodapés podem indicar infiltrações.
– Documentação. Verifique toda a documentação com calma e separe uma quantia de dinheiro para esse gasto.
Dica
Se precisar consulte um profissional para olhar toda a documentação e/ou consulte a Prefeitura da região para saber se o imóvel tem irregularidades, como multas e impostos em atraso.
Para financiar
Existem várias opções de linha de crédito para a compra do segundo imóvel. Mas além de ter na ponta do lápis qual o seu orçamento, é importante ficar ligado em várias coisas para não se arrepender no futuro.
– Você pode ter vários financiamentos ao mesmo tempo, mas o ideal é você quitar um para adquirir outro.
– Se o local estiver em uma zona urbana, você pode contar com um financiamento imobiliário.
– Só compre se estiver em uma situação financeira estável e com a certeza de que a região vai te garantir qualidade de vida durante os próximos anos.
– Em casos de financiamento alguns bancos oferecem um seguro (onde a prestação é paga pela instituição em caso de morte, acidente e perda de emprego) para se prevenir nesses casos. Verifique com o seu gerente essa possibilidade e esteja preparado para lidar com as situações inesperadas.
Organize o orçamento
Faça as contas antes de fechar negócio para saber qual o valor máximo de parcela que cabe no seu orçamento. É importante que você não comprometa toda a sua renda para evitar prejudicar as outras contas que você já tem.
Assim você evita entrar numa bola de neve com o atraso das parcelas e ter de pagar juros pelo atraso. Se você deseja fazer a compra à vista peça desconto, converse, negocie.
Fonte: Meu Bolso em Dia