Ruthe Dei Santi, Marcos Dei Santi e Orlando Dei Santi
Marcos Dei Santi falou hoje sobre estratégias adotadas pela companhia, que recentemente conquistou o prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar” de Piracicaba e região
A Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos), de Campinas, interior de São Paulo, promoveu hoje, pela manhã, um encontro entre “Empresas Familiares” localizadas na região. Marcos Dei Santi, vice-presidente operacional e de negócios da Cemara Loteamentos, com sede em Americana, palestrou sobre as estratégias adotadas pela companhia que conquistou, em Piracicaba e região, o 3º lugar da edição 2015 do prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar”, que é promovido pela Great Place to Work.
“Tive a oportunidade de mostrar para empresários, que também querem tornar sua empresa o melhor lugar para se trabalhar, que é possível adotar políticas e ações diferenciadas em organizações familiares e não somente em grandes players do mercado, como as multinacionais”, comenta Dei Santi.
Durante a palestra, o executivo abordou as ferramentas e procedimentos adotados pela Cemara para a melhoria do ambiente profissional. Mapeamento de macroprocessos; fluxograma de departamentos; manuais de boas práticas; comitês de trabalho; indicadores de desempenho e planos de cargos e salários foram alguns dos exemplos usados.
“Também pontuei ações que contribuíram para um ambiente de trabalho mais harmonioso e feliz, como a eliminação de gestores de alguns departamentos; o atendimento mais próximo nas estações de trabalho, com foco em uma política de portas abertas; o incentivo à inovação e as ações motivacionais em datas comemorativas”, reverbera o executivo.
GESTÃO DE PESSOAS NA CEMARA
A Cemara tem diversas práticas estruturadas para valorizar o seu quadro profissional, como o reembolso de 50% em cursos de graduação e pós-graduação aos funcionários que já completaram um ano de casa, além de treinamentos internos e externos.
A empresa também desenvolveu ferramentas organizacionais com o objetivo de tornar os processos mais transparentes, para facilitar a comunicação interna e fazer com que as informações cheguem de forma linear a todos os colaboradores. Para isso foi criado um manual que congrega em um único documento todas as ações de comunicação interna da companhia: desde explicações sobre como elaborar informativos até a realização de comitês e programas de incentivo à inovação um dos diferenciais da empresa. “Somos uma empresa que se modernizou e se profissionalizou, sem abandonar o clima organizacional humanizado, tão valorizado pelo nosso fundador, meu pai”, finaliza Marcos Dei Santi.
SOBRE A CEMARA
Fundada no final da década de 1970, em Americana (SP), a Cemara Loteamentos iniciou a trajetória no mercado imobiliário para contribuir de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios. A cidade de origem da empresa, por exemplo, é um de seus principais cases de sucesso, com 16 projetos realizados e 12 mil lotes implantados, que ajudaram a realizar o sonho de mais de 60 mil pessoas que hoje possuem terreno ou casa própria, representando 26% da população atual de Americana.
Há 36 anos no mercado e com uma filial em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já vendeu mais de 21 mil terrenos em diversas cidades do interior do estado de São Paulo. Desde então, já foram realizados 37 loteamentos que geraram mais de 12 milhões de metros quadrados de áreas urbanizadas.