
Shutterstock / Pressmaster
Com amigos e família, a festa de ano novo em casa pode ser um programa bem divertido. Organizando antecipadamente e criando uma decoração especial, esse momento terá tudo para ser inesquecível. Que tal conferir algumas dicas para organizar e decorar a casa, seja de praia, campo ou cidade. Confira.

Shutterstock / Gudrun Muenz
Organize o ano novo em casa
- Pense tudo antecipadamente, no mínimo 25 dias antes: cardápio, convidados, como será feito o convite, decoração e outros detalhes. Faça um check-list de tudo que irá precisar por ordem de prioridade e verifique item por item.
- As cores mais indicadas para os elementos decorativos são branco, dourado, prata, bronze, cobre e vermelho. As flores e arranjos podem variar sendo bem coloridas ou mais clean, o importante é combinar com o estilo da casa, da festa, do anfitrião e dos convidados. O toque ousado ou clássico ficará por conta de quem for decorar.
- Se a casa for de praia, crie uma decoração com clima mais leve e clean, sem muitos exageros. Procure deixar os ambientes frescos com muitas flores e folhagens. Todo mundo de branco em meio a uma decoração florida fica bem bacana.
- Os balões, fitas e velas em garrafinhas deixam qualquer ambiente charmoso e aconchegante.
- Para as crianças procure reservar um espaço para brincadeiras e tome cuidado com as peças delicadas.
- No banheiro de uso comum coloque toalhas com as cores para a festa e sabonetes cheirosos e artesanais.
O que servir no réveillon

Shutterstock / Africa Studio
- Dê preferência às bebidas geladas. Jarras de água (com ou sem gás) misturadas com xarope ou aquelas com pedaços de frutas são opções interessantes para servir crianças ou quem não ingere bebida alcoólica.
- Além do tradicional champagne, podemos optar também por vinho branco gelado, proseccos, frisantes, cerveja, whisky e caipirinhas.
- Normalmente na virada do ano, as pessoas dançam, comemoram, por isso opte por um cardápio mais leve. E para não ter que ficar servindo de um lado para o outro, disponha os petiscos, pratos principais e bebidas à americana, onde cada convidado se serve no momento em que achar melhor e na quantidade que desejar.
- Porções de frutas secas, queijos, pedacinhos de pães variados, patês leves, saladas simples e compostas. Evite pratos com maionese e creme de leite por causa do clima quente.
- Não há problema em pedir para cada convidado trazer uma parte dos pratos ou bebidas, desde que isso seja bem estipulado com antecedência para evitar pratos repetidos. Pode também optar pela chamada “vaquinha” com um custo fixo para cada um. Sem esquecer que o anfitrião é responsável pela organização da casa, pratos, copos, talheres, toalhas, guardanapos e etc…
- Para quem tiver disposto a gastos um pouco mais elevados existem diversas empresas que se responsabilizam por serviços de buffet em domicílio e às vezes até de decoração, vale a pena pesquisar.
* Dicas: Adriana Saade, organizadora e Tamie Watanabe, professora de gastronomia e eventos da Universidade Cruzeiro do Sul.
Fonte: BBEL