Paninho úmido? Água e sabão? De quanto em quanto tempo? Se esfregar, estraga? Tire todas as suas dúvidas sobre a limpeza dos brinquedos de seu filho

Por Marina Vidigal I Produção Fátima Santos

0,,20300388,00

Os brinquedos vão para o chão do quarto, para a cama, mesa de jantar, jardim, banheira e – ops! – de repente chegam também à boca das crianças. Se isso não acontecer, tenha certeza, as mãozinhas que manipulam tais objetos, estas sim, cedo ou tarde chegarão à boca, ao nariz e aos olhos de seu filho. E, claro, justamente o mais “sujinho” é o brinquedo preferido dele. O resultado é um intenso vaivém de microrganismos passíveis de provocar doenças e infecções. Isso é normal, e o contato com a sujeira vai fortalecer o sistema imunológico da criança. Na rotina tumultuada dos pais e das mães, a periodicidade da limpeza é a preocupação número 1. Para os brinquedos duros (como plástico, borracha, madeira e metal), é aconselhável que ela aconteça semanalmente. No caso de itens mais trabalhosos (bonecos de pano e pelúcia), a higienização pode ser feita uma vez ou mês ou a cada 15 dias. Outro ponto é fundamental: o armazenamento. Guarde os brinquedos em locais próprios (caixas plásticas ou de papelão, armários etc.) para mantê-los relativamente limpos e ainda estimular na criança o hábito de cuidar bem das próprias coisas.

Cada qual com sua limpeza. Preparamos um “guia definitivo”, separado por tipo de material, para você e os brinquedos de seu filho conviverem em paz. Se vierem mal embalados ou sem embalagem nenhuma e até se forem novos, devem ser limpos.

Metal

0,,20300818,00

Limpe com pano umedecido em álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, pode-se limpá-lo também com água e detergente ou sabão neutro, com a mão ou uma esponja não abrasiva. Itens pequenos podem ainda ser lavados na máquina de lavar louça ou com escovinhas cujas cerdas penetrem nas reentrâncias. Caso o brinquedo tenha partes de ferro (pregos ou partes maiores), evite qualquer contato com água e verifique regularmente se nelas há eventuais focos de ferrugem.

SE APARECER ALGUMA FERRUGEM, dá para cobrir com tinta ou simplesmente substituir a parte afetada.

Borracha e E.V.A.

0,,20300888,00

Estes são bem simples: basta higienizar com água e sabão ou com pano umedecido em álcool.

AQUELES QUE FICAM NO LUGAR DO BANHO devem receber atenção especial. Depois que tiver terminado, procure retirar a água do interior deles toda vez que forem mergulhados.

Fonte: Revista Crescer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *