A umidade relativa do ar no Centro de Rio Claro chegou a 10% às 15h desta quarta-feira (17), de acordo com dados da Defesa Civil. O número deixa o município em estado de emergência, sendo 20% abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na região de Campinas, as 18 cidades monitoradas pela Defesa Civil estão em estado de alerta. Entre elas, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Paulínia, que atingiram 14% de umidade relativa do ar. Esse é o quarto dia consecutivo, que a região registra índices de umidade abaixo dos 30%.
Em Ribeirão Preto, após chegar a 13% na terça-feira (16) e bater o recorde no ano, a umidade mais baixa marcou 18% nesta quarta (17), das 14h às 16h, quando a temperatura atingiu seu ápice: 35,4 graus, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Em Franca, a umidade chegou a 28% durante esta tarde, deixando a cidade em estado de atenção. Porém, longe da marca mais baixa do ano, de 20%. Sertãozinho também entrou em estado de atenção com 29%.
Proibição das queimadas
Ao todo, 363 municípios do Estado de São Paulo estão proibidos de fazer a queima da palha da cana por tempo indeterminado. Confira aqui a lista de municípios.
A determinação entrou em vigor nesta quarta, a partir das 6h, devido à umidade relativa do ar, que ficou abaixo de 20% na terça nas cidades. Confira aqui a umidade relativa do ar do seu município (dados de terça).
A retomada da queima ocorrerá quando a umidade relativa média atingir valores iguais ou maiores que 20%. Denúncias podem ser feitas na Polícia Ambiental ou na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), pelo telefone 0800-113560
Veja os problemas decorrentes da baixa umidade do ar:
-Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas
-Sangramento pelo nariz
-Ressecamento da pele
-Irritação dos olhos
-Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos
-Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas
Veja os cuidados com a saúde de acordo com a umidade:
Entre 20% e 30% – Estado de Atenção
-Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h
-Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água
-Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas
-Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% – Estado de Alerta
-Observar as recomendações do estado de atenção
-Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h
-Evitar aglomerações em ambientes fechados
-Usar soro fisiológico para olhos e narinas
Abaixo de 12% – Estado de emergência
-Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
-Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência
-Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas e cinemas entre 10h e 16h
-Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais
Fonte: http://eptv.globo.com