A cozinha é um ambiente muito importante dentro da casa. É nela em que as refeições são preparadas, que muitas famílias se reúnem para conversar e é onde ficam os alimentos.
A introdução da criança dentro do ambiente é ótima, porque ela precisa de autonomia no ambiente, assim como ganham interesse pelos alimentos.
Porém, é fundamental que haja uma supervisão especial para as crianças, por causa dos diversos objetos cortantes, panelas e fornos quentes e etc.
Ensinar as crianças que certos objetos machucam e que é melhor ficar longe de certas áreas do ambiente é a melhor opção. Mas não é a única!
Confira como deixar a cozinha mais segura:
1 – Instale travas nas gavetas e armários. Isso vale, em especial, para crianças menores, que ainda não entendem o significado da palavra “perigo”.
2 – Tire da tomadas os equipamentos que não estão sendo usados. Procure enrolar os fios, para que o pequeno não consiga puxar.
3 – Se, ao cozinhar, o seu filho estiver por perto, use as bocas do fundo do fogão. Eles não vão conseguir entrar em contato com o fogo e nem terão como puxar os cabos das panelas.
4 – Jamais coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos. As crianças não vão saber diferenciar. Até mesmo um adulto desavisado pode acabar consumindo algo que não deveria.
5 – Deixe os talheres em geral fora do alcance dos pequenos. Todos os talheres, até os menos ofensivos.
6 – Caso exista um botijão de gás na cozinha, certifique-se de que a criança não terá acesso a ele.
7 – Ensine que eles não devem usar as cadeiras e banquinhos para alcançar os armários mais altos. Se necessário, deixe eles longe dali quando a criança estiver na cozinha.
8 – Mantenha o chão da cozinha bem seco, para que ninguém caia e se machuque.
Fonte: Universo Jatobá