A Cemara está na busca pela Certificação ISO 9001:2008.
Mas, o que é a ISO 9001:2008? No que vai me beneficiar?
Sistema de Gestão da Qualidade
O que é?
A ISO 9001:2008 é uma norma internacional, que estabelece as melhores práticas a serem adotadas na condução do Sistema de Gestão da Qualidade da sua empresa. Trata-se de um modelo atualizado, reconhecido e aplicado em todo o mundo, permite estabelecer através de procedimentos devidamente planejados e documentados, indicadores de desempenho dos processos e do próprio Sistema, ações para promover a melhoria contínua da qualidade e dos resultados do negócio, além de proporcionar um maior foco para entendimento aos requisitos especificados pelos Clientes. Trata-se, portanto, de uma forte ferramenta para estruturar, organizar e direcionar a Gestão do negócio como um todo, desde os resultados internos até a maior satisfação do próprio Cliente.
Quem se beneficia?
A ISO 9001:2008 traz benefícios não somente para a empresa que implanta o Sistema de Gestão da Qualidade, mas para os Clientes, fornecedores e a sociedade em geral, através de uma administração responsável dos recursos utilizados (eficiência) e com foco nos resultados e melhoria (eficácia). Os maiores benefícios são: melhor organização e domínio pela empresa em relação aos processos desenvolvidos; disciplina na execução das tarefas através de definições de responsabilidades e métodos; estabelecimento de indicadores da qualidade para os processos e sistema, os quais visam medir o desempenho e agregar valor ao Cliente interno e externo; ações preventivas constantes; previsibilidade dos resultados e otimização dos recursos empregados; redução dos custos operacionais com a redução dos retrabalhos dos produtos ou serviços; aumento do compromisso e trabalho em equipe.
Quais as vantagens competitivas?
A ISO 9001:2008 traz, como grande vantagem, a imagem da empresa junto aos Clientes na demonstração da garantia (confiança) da qualidade dos produtos e /ou serviços, além do compromisso constante da melhoria contínua. Estabelecendo desta forma um grande diferencial estratégico no mercado que atua e no próprio crescimento organizado. Atualmente, os Consumidores e Clientes consideram a garantia e melhoria da qualidade um fator decisivo na aquisição de produto ou serviço.
Fonte: Sonia Jordão – Palestrante, Consultora Organizacional e Pessoal, facilitadora de cursos em organizações desde o ano de 2000. Professora, Engenheira com quatro pós-graduações e Escritora. Atuou durante quatorze anos em cargos de gerência nas áreas administrativa, comercial e da qualidade e dezoito anos como professora em curso superior e em pós-graduação.