Gustavo Simi
Foto: Claudinho Coradini/JP
Piracicaba será o cenário de um dos filmes de maior orçamento do cinema nacional. Estimado em R$ 22,5 milhões, o longa Blind Cowboy será produzido pela G8 Art & Enterteinment Group, responsável por produções como o filme O Tempo e o Vento e a direção geral do show musical Jerusalém, do cantor e compositor Roberto Carlos.
Piracicaba foi escolhida como cenário pelo seu potencial hoteleiro e logístico, capaz de receber e dar suporte técnico a uma equipe de mais de 400 profissionais envolvidos no trabalho.
O palco da produção será a zona rural da cidade, além da Serra de São Pedro. O início das filmagens está previsto para julho do próximo ano.
O produtor executivo da G8, Pablo Martins (foto), passou boa parte da sua vida em Piracicaba e conhecia o potencial da cidade para suportar uma megaprodução como essa.
“Além das questões logísticas, aqui nós temos um excelente potencial cenográfico. Se eu preciso de um guindaste ou um gerador é muito fácil conseguir. Além disso, estamos perto de São Paulo, com ótimas estradas interligando até a capital. Todos esses detalhes fazem uma grande diferença no custo final de produção do filme. Além disso, no momento em que apresentamos o projeto ao prefeito Gabriel Ferrato e sua equipe, recebemos de imediato todo o seu apoio”, contou Martins.
Blind Cowboy é baseado em fatos reais e conta a história de dois gêmeos californianos apaixonados pelo mundo do rodeio, que querem se tornar cowboys de sucesso. Mas o sonho de um deles é interrompido após um acidente durante uma montaria, que o deixou cego.
Porém, o destino dos irmãos se cruzam anos mais tarde, quando são obrigados a trocar de papel durante a final de um campeonato mundial, como última esperança de ganhar o prêmio principal.
A história foi totalmente adaptada para o contexto nacional e a pré-produção do filme tem previsão para começar já em novembro deste ano.
O ator Junno Andrade já está escalado para o longa. Na direção e produção, os diretores Eduardo Sallauti (de Os Mercenários, com Silvester Stallone) e Décio Yoshimoto, que faz a sua estreia no cinema nacional.
Além disso, todas as trilhas sonoras serão compostas exclusivamente para o longa pelo maestro Armando Ferrante. “É uma equipe de renome internacional, que tem um extenso currículo de sucessos no cinema americano. A G8 se difere das demais produtoras nacionais porque, além dos trâmites legais para a captação de recursos das leis de incentivo, ela investe recursos próprios nos seus longas, apostando no sucesso de bilheteria. Esse é um diferencial que agrega qualidade aos trabalhos”, relatou Martins.
A partir de novembro, cerca de 20 profissionais chegam à cidade para a fase de pré-produção, quando serão cotados todos os serviços, cenários, roteiros e logística para a filmagem.
“Esses profissionais serão responsáveis pela locação de uma fazenda que nos sirva como set de filmagem, pelo contato com a prefeitura no caso de precisarmos rodar cenas no trânsito da cidade, por exemplo. Na contratação de empresas que terão condições de fornecer hospedagem e alimentação diária para os mais de 400 profissionais envolvidos na produção. Tudo isso nós costumamos fazer seis meses antes do início das filmagens”, disse o produtor executivo.
As filmagens estão programadas para começar em julho de 2016 e o objetivo da G8 é estrear o filme no cinema nacional entre o final de 2016 e início de 2017.
Fonte: Jornal de Piracicaba