No mês de Julho comemora-se o 126º aniversário do Mercado Municipal de Piracicaba. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse patrimônio cultural?

Foto

A história do Mercado Municipal de Piracicaba teve início com o editorial do Jornal “Gazeta de Piracicaba”, do dia 12 de agosto de 1882, escrita pelo proprietário do órgão na época, Joaquim Borges da Cunha. O texto a seguir consta no editorial mencionado: “O mercado é a expressão viva e característica do movimento da indústria e do comércio e, portanto, um dos elementos do progresso material e moral das cidades populosas”.

Tal solicitação foi direcionada a Câmara, porém não foi atendida. A construção do mercado tinha como objetivo proporcionar aos piracicabanos um local que pudesse reunir produtos para atender os lares e as necessidades alimentares, o que, até então, era feito de porta em porta

Em 12 de março de 1884, Joaquim da Cunha voltou a escrever em seu editorial, e, dessa vez, encontrou um colaborador: o vereador Dr. Manoel de Moraes Barros, que propôs a Câmara atender a questão

Após diversos obstáculos, entre eles idas e vindas na Câmara para aprovação da proposta e para a definição do local em que a construção seria realizada, definiu-se que o mercado municipal seria instalado na Rua do Comércio, esquina com a Rua Esperança (atual Rua Governador Pedro de Toledo, esquina com a Rua D. Pedro I). Em seguida à negociação com os proprietários do terreno, D. Maria Josefa de Camargo e Sr. João Conrado Engelberg, iniciaram-se os processos de construção, sob a direção do Eng˚ Miguel Asmussen.

Em março de 1887 estava pronto o edifício do mercado municipal, contudo, só poderia ser entregue ao público após a elaboração do regulamento, que deveria ser aprovado pela “Assembleia Provincial” e levou aproximadamente um ano e meio. Assim, a inauguração do mercado aconteceu no dia 05 de julho de 1888, sem que houvesse nenhuma solenidade.

Atualmente

O Mercado Municipal tem uma história que se mistura com a de Piracicaba, mostrando a força que a impressa tinha já naquela época, além do interesse da população em ter esse benefício, já que o jornal retratava a necessidade dos moradores piracicabanos.

A longa trajetória do mercado municipal de Piracicaba permitiu que a cidade se consolidasse, além de oferecer aos habitantes uma grande variedade de produtos, os quais podem ser encontrados em diversos boxes — que lá estão há décadas e, até mesmo, séculos —, cujas atividades são, por vezes, continuadas pelos familiares dos comerciantes. Nesse sentido, o mercado municipal de Piracicaba é uma grande família.

Desde sua fundação, o mercado municipal é um ponto escolhido pelo público da cidade e da região, assim como por turistas, pelo fato de ser considerado um marco comercial de Piracicaba e por oferecer produtos diferenciados, raros e de excelente qualidade. Trata-se de um centro de compras completo, com horti-frutis, açougues, mercearias, pastelarias, docerias, peixaria, especiarias, gastronomia, floricultura, artesanato, tabacaria, pesca, empório, massas, laticínios, granjeiros, pet-shop, utensílios domésticos e religiosos.

Fonte: Mercado Municipal de Piracicaba 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *