Sem dúvida, muitos colaboradores já se perguntaram qual a função do departamento da Qualidade para a empresa ou o que é a norma ISO 9001.Em linhas gerais, a Qualidade reúne inúmeras regras que organizam e padronizam as estruturas dos processos. Esse conjunto de regras é conhecido como o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Já a norma ISO 9001 é a reunião de diretrizes que serão aplicadas ao Sistema de Gestão para verificar se o sistema está adequado para receber a certificação. Contudo, ter qualidade significa muito mais do que possuir a certificação da ISO.
Uma das muitas dúvidas sobre Qualidade é o fato de como ela pode ser efetivamente aplicada no dia a dia da empresa. O SGQ pode ser aplicado tanto em processos produtivos como em administrativos. Ou seja, a Qualidade pode ser aplicada não apenas em processos que gerem um tipo de produto físico, mas também em processos administrativos, que não geram algo palpável.
Com os objetivos de gerar melhorias nos processos, reduções de custos, aumentos de produtividade, melhorando também o ambiente de trabalho, a Qualidade vem identificar os impactos dos processos. Em síntese, ela analisa de que forma os processos internos se inter-relacionam e como eles podem ser organizados, de forma que um “ajude” o outro.
Para medir os benefícios gerados pelo SGQ, são utilizadas ferramentas de monitoração.
Entre as mais usuais estão o checklist e indicadores das mais variadas origens, que medem a eficiência dos trabalhos executados pelos departamentos, assim como o desenvolvimento de planos de ação para a busca da melhoria contínua.
O Sistema de Gestão é uma ferramenta que auxilia a organização, por meio das diretrizes da norma ISO 9001, a obter bons resultados financeiros e, principalmente, a satisfação dos clientes. Esse sistema proporciona à alta direção da empresa maior segurança nas tomadas de decisões, com base nos indicadores estabelecidos. Para gerarmos resultados com esta preciosa ferramenta, devemos ter disciplina, ou seja, fazer conforme os procedimentos, instruções de trabalho e processos previamente estabelecidos, de forma a garantir a padronização e melhoria dos produtos e serviços da empresa.
Regiane Santos
Gerente da Qualidade da Cemara Loteamentos