A construção civil tem vivido recentemente uma época de grande crescimento: aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e conseqüências desta realidade, entretanto como todo setor, deve estar atenta às demandas da sociedade na qual está inserida.

As questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.

Algumas ações, como o uso materiais menos agressivos, plantio de árvores, redução de desperdícios com água e energias e reaproveitamento dos resíduos sólidos podem fazer uma grande diferença, inclusive, parte dos resíduos de obras sendo destinados para obras populares ou de caráter público, possibilitando a substituição de matérias-primas tradicionais.

Como se pode perceber, uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, é bom para o nosso planeta.

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *