Olá, pessoal! Eu sei que a chegada de um familiar ou amigo que vai passar alguns dias em nossa casa pode gerar ansiedade e até estresse. Vai dar tudo certo? A pessoa vai se adaptar à rotina da casa? Será que ela vai se sentir à vontade?
Bem, só o convínio no dia a dia trará a resposta de algumas questões. Mas uma delas eu sei responder: sim, seu hóspede ficará muito à vontade se você seguir essas treze dicas de organização para receber visitantes em casa de forma impecável. Algumas são fundamentais, outras são mimos que deixarão a pessoa encantada. Inclusive há o risco de ela não querer mais ir embora, ou fazer muita propaganda positiva, transformando sua casa num point, rs. Mas falando sério, vamos às dicas!

Mariana Raphael/BBel

Mariana Raphael/BBel
1 – Caso você não tenha chaves extras da(s) entrada(s) da residência, faça uma cópia para deixar com seu hóspede. Assim ele não dependerá de você para entrar e sair de casa, e ficará mais à vontade.
2 – Deixe o hóspede localizado no espaço, assim que ele chegar. Se a sua cidade tem vocação turística, disponibilize um guia e um mapinha para ele. Mostre onde é sua casa e onde ficam os principais pontos de visitação. Uma medida simples para evitar que ele se perca na hora de voltar para casa é imprimir um cartãozinho com o endereço e os pontos de referência do local. Assim, se ele tiver dúvidas poderá perguntar a qualquer pessoa na rua.

Mariana Raphael/BBel

Mariana Raphael/BBel
3 – Enfeite o quarto em que seu hóspede vai ficar com flores. É uma forma delicada de demonstrar o quanto essa visita é bem-vinda.
4 – Aromatize o quarto e o banheiro que o hóspede vai usar com essências. Só tome cuidado para não exagerar na dose.

Mariana Raphael/BBel
5 – Separe roupa de cama limpa, travesseiros confortáveis e uma colcha, edredom ou cobertor para seu hóspede (mesmo que esteja calor). Se estiver frio, disponibilize uma quantidade maior de cobertas.

Mariana Raphael/BBel
6 – Separe roupa de banho limpa para seu hóspede. Uma toalha de banho, uma de rosto e um sabonete perfumado formam um trio ideal. Quanto mais você caprichar nos detalhes (exemplo da florzinha na toalha), mais seu hóspede se sentirá acolhido. Dica: mantenha jogos de cama e banho específicos para visitantes em casa. Assim, você garante que terá jogos em boas condições para oferecer quando preciso.

Mariana Raphael/BBel

Mariana Raphael/BBel
7 – Faça um pequeno kit com itens básicos de higiene e deixe no banheiro que seu hóspede vai usar. Caso ele tenha esquecido alguma coisa, não passará apuros até ir à farmácia. Sugestões: amostras de xampu e condicionador, escova de dentes nova, creme e fio dental, cotonetes, algodão e curativo simples. Se for uma hóspede mulher, acrescente absorventes, removedor de esmaltes e uma pinça.
8 – Verifique se há papel higiênico extra em local de fácil visualização no banheiro que seu hóspede vai usar. Nada mais constrangedor do que ficar sem papel na casa dos outros.

Mariana Raphael/BBel

Mariana Raphael/BBel
9 – Deixe água disponível no quarto em que seu hóspede vai ficar. Uma moringa é perfeita para a circunstância.
10 – Deixe opções de leitura disponíveis para seu hóspede. Revistas, livros de contos, de poesia ou de fotografia (especialmente se for da cidade onde vocês estão) são boas opções para quem vai ficar pouco tempo.

Mariana Raphael/BBel

Mariana Raphael/BBel
11 – Abra espaço no quarto em que seu hóspede vai ficar para que ele acomode minimamente as coisas dele. Não precisa ser um armário inteiro, mas tente disponibilizar pelo menos alguns cabides, uma gaveta e um local para ele colocar as malas.

Mariana Raphael/BBel

Mariana Raphael/BBel
12 – Ajude seu hóspede a enfrentar as condições climáticas da sua cidade. Se estiver muito calor, disponibilize um ventilador, se o frio for intenso, um aquecedor cai bem, e se o ar estiver seco demais, coloque um umidificador no quarto em que ele vai ficar.

Mariana Raphael/BBel
13 – Deixe a senha do wi-fi anotada num local visível. Que tal um quadrinho simpático, que de quebra dá as boas-vindas, como na foto? Mas um cartãozinho fixado num móvel do quarto já resolve a questão.
Curtiram? Tenho certeza que a estadia na sua casa será um sucesso se você pensar nesses detalhes de organização. De resto, é só relaxar e aproveitar a companhia do visitante.
Beijocas estaladas!