Acredite: a maioria das doenças infecciosas é contraída dentro de casa, por falta de higiene domiciliar correta. Germes e bactérias são transmitidos por meio de alimentos, água, fezes, superfícies e pelas mãos. Segundo Priscila Kawazoi, técnica em desenvolvimento de produtos da Unilever, a maior concentração de bactérias encontra-se no banheiro de casa. Se a higiene não estiver em dia, uma bactéria pode se multiplicar chegando a mais de dois milhões em 7 horas. “Passamos muito tempo no trabalho e deixamos a higiene doméstica para segundo plano, o que acaba fazendo com que a limpeza seja mais superficial”, justifica.

De acordo com ela, os vilões são as bactérias, os fungos, os protozoários e os vírus. As bactérias podem trazer problemas como inflamação na garganta, infecções intestinais, dores no ouvido, etc.; os fungos podem gerar manchas na pele ou caroços, consideradas dermatites; os protozoários são transmitidos pelo uso de água contaminada e pode causar vômitos, diarreias, dor no estômago e enjoos; e os vírus passam de pessoa para pessoa ou de ambientes ou objetos contaminados para pessoas.

Idosos, crianças, pacientes que receberam recentemente alta do hospital e pessoas imunodeprimidas fazem parte do grupo de risco.

Levando em conta que o banheiro é o principal ambiente de transmissão de mais de 100 tipos de germes e bactérias, Priscila dá algumas dicas para limpar o ambiente de forma correta e evitar doenças:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *