Você já deve ter ouvido falar de dieta livre de glúten, certo? Essa é a nova onda que promete milagres. Mas, para algumas pessoas essa questão é séria e pode até matar! Este é o caso de quem tem intolerância ao glúten, que é uma proteína estrutural do trigo, da cevada e do centeio. No Brasil, cerca de dois milhões de pessoas já são consideradas celíacos de acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA).
Segundo Angelina Zapponi, nutricionista membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, o consumo leva à inflamação na mucosa do intestino delgado, o que atrapalha a absorção de nutrientes pelo organismo.
Ela explica que o número de pessoas com a doença pode aumentar. Isso por que as mudanças genéticas ocorridas com o trigo nos últimos 50 anos transformaram-no em um produto tóxico comalto teor de glúten.
Vale considerar que o consumo de trigo por pessoa aumentou de 30kg para 60kg por ano, segundo a Embrapa, o que traz um desequilíbrio alimentar e todos ficam sujeitos a doenças.
Confira 5 sinais que podem indicar intolerância ao glúten:
1 . Problemas gástricos, como diarreias, prisão de ventre, produção excessiva de gases, estufamento abdominal e refluxo. Se intolerante ao glúten, o organismo não consegue digerir a proteína.
2. Com o funcionamento mais lento, o organismo não consegue eliminar toxinas e favorece o aparecimento de dores de cabeça e enxaqueca.
3. A dificuldade em absorver nutrientes, por causa dos danos na mucosa intestinal, traz fadiga, confusão, alteração de humor, depressão ou cansaço. Esses sintomas são comuns, principalmente após o consumo de glúten.
4. O trigo eleva os níveis de glicose no sangue e a “montanha russa” de glicose e insulina estimula o apetite e promove acúmulo de gordura visceral. O ganho de peso altera a sensibilidade à insulina e favorece o desenvolvimento do diabetes.
5. Ansiedade e compulsão alimentar são causadas pelas exorfinas, que são derivadas do glúten.
Preste atenção à sua saúde! Quem sofre com intolerância ao glúten pode encontrar uma infinidade de produtos e receitas para viver sem ter que abdicar do pãozinho da tarde.
Conhece alguém com a doença celíaca?
Fonte: Universo Jatobá