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Antes de realizar a Declaração Anual de Ajuste ou a famosa Declaração de Imposto de Renda, é necessário um planejamento que envolve: o que e como ganhei, o que paguei e o que investi, incluindo os dependentes.
Além disso, também é preciso analisar se a declaração será feita de forma simplificada ou completa.
Documentos para os marinheiros de primeira viagem:
Se for a primeira vez que você faz uma declaração, além dos outros documentos abaixo, você vai precisar de:
- Nome completo;
- RG;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Endereço;
- Dados bancários para restituição ou débitos, caso haja necessidade;
- Título de eleitor.
Documentos gerais para a declaração do imposto de renda

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1) Declaração IRPF exercício anterior com recibo de entrega (Valendo apenas para quem já fez declaração);
2) DARF do carnê-leão;
3) Informes de rendimentos de salários; pró-labores; trabalhos autônomos em que houve o recebimento por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) com desconto na fonte ou em prestações de serviços eventuais para empresas; aposentadoria, pensão, distribuição de lucros, dividendos e juros sobre capital próprio;
4) Informes emitidos por imobiliárias, como:
- Quando a pessoa física tem imóveis locados para outras pessoas físicas através de imobiliárias, deve-se observar o informe de rendimento que conste os valores recebidos a constar em ficha própria da declaração;
- Aluguéis – se é locador de imóvel para pessoas jurídicas;
- Atenção para organizar recibos de locações de imóveis recebidos diretamente de locatários pessoas físicas – ainda que sem o intermédio de imobiliárias – que também devem ser declarados.
5) Informes emitidos por bancos, corretoras e entidades financeiras, como:
- Informes de dividendos e juros sobre capital próprio recebido por possuir ações/fundos imobiliários no decorrer de 2014;
6) Informe de rendimentos com saldos do final do ano 2013 e 2014 de contas correntes; poupanças; aplicações em fundos e certificado de depósito bancário, etc. Além de conter fundamentalmente os valores dos rendimentos obtidos nas aplicações;
7) Informe de rendimentos de pensão alimentícia, herança e doações;
8) Documentos que comprovam a compra e venda de bens e imóveis;
9) Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de planos de saúde;
10) Despesas médicas e odontológicas;
11) Comprovantes com despesas com instituições de ensino;
12) Comprovante de pagamento de Previdência Privada;
13) Guia da Previdência Social (GPS) do emprego doméstico devidamente registrado;
14) Comprovantes com despesas de advogados.
Atenção!
Alguns informes de rendimentos podem conter valores que constarão simultaneamente nas fichas de rendimentos tributáveis, rendimentos tributáveis na fonte, rendimentos isentos e bens e direitos;
Levante as notas de corretagens e memórias de cálculos dos documentos que envolvam ganhos de renda variável como ações;
Declare todos os rendimentos pelos informes recebidos (seu e de dependentes) e, em caso de dúvidas, contate o emissor do documento para eventual correção;
Ganhos obtidos de pessoas físicas que devem organizar-se por livro-caixa no caso de profissionais liberais;
Avalie a variação de seus bens e direitos em relação aos seus rendimentos e “dívidas e ônus”, lembrando que dos ganhos deve haver uma margem para contribuir com seu custo de vida, como supermercado, vestimenta, custos da casa, do carro, dos filhos, etc.
Fonte: BBEL